terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Cerâmica grega: para que servia e como era decorada

O homem desde tempos remotos produz cerâmicas. Primeiro, porque necessitavam locais para armazenar água, gordura animal, cereais, etc. Mas em pouco tempo além de serem utilitárias começou a decorá-las, para que fossem bonitas e também para distinguir a propriedade.

Os gregos também produziram cerâmicas. No começo decoraram com motivos geometrizados. Veja este vaso, até as mulheres que choram a morte de uma pessoa estão simplificadas, sem contar o restante do vaso.

cerâmica grega






Mas pouco a pouco, os gregos começaram a vender sua cerâmica para outros povos mediterrâneos ou entre as cidades-estado, o que fez aumentar o número de atelies que as produziam, e claro a concorrência aumentou a criatividade. Novas técnicas foram sendo introduzidas.

cerâmica grega

Inicialmente, como naquele vaso com as figuras geometrizadas, o fundo era branco e as figuras negras. Acontece que os coríntios queriam aumentar a complexidade das cenas que pintavam e sobrepor as figuras, para tanto inventaram a técnica do fundo negro e das figuras brancas.

cerâmica grega

Esta técnica foi a bomba, em pouco tempo os artistas atenienses começaram a utilizá-la. A cerâmica foi tão importante e tão significativa como símbolo de status que os artistas começaram a assinar suas obras! Os clientes ricos queriam comprar produtos de luxo como perfumes e vinhos em recipientes atrativos, e aí estavam as cerâmicas gregas para satisfazê-los!

Leia também:
Pintura Grega – como chegou até nossos dias?

Imagens: turomaquia_2008  y http://www.pedrocolmenero.es
video: turomaquia_2010

Um comentário:

Vini disse...

Realmente a técnica do fundo negro é muito atual se for analizar. Hoje se uso no photoshop, o fundo escuro, não chega a ser negro, mas um fundo cinza, e com as cores mais claras se dá relevo e as mais escuras profundidade, mas creio que o fundo negro deva ter inspirado muitos artistas antigos e atuais a fazer o que fazemos. ARTE rsrs

Beijão